sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Pirataria



Bom, eu já venho comentando há tempos em blogs quando falam deste mesmo assunto e agora vou falar o mesmo aqui.
Tudo o que vos direi é só minha humilde opinião e nada mais; afinal não sou eu a dona da verdade e no final posso não saber patavinas do que estou falando; tudo o que sei é que pirataria é um assunto polemico que é defendido mas também acusado por muitos.

De um lado defendem que compram coisas piratas pois as originais são caras; por outro acusam que as pessoas gastam dinheiro em tantas coisas inúteis que poderiam muito bem comprar coisas originais e parar de usar desculpas.
E de que lado eu fico? Fico no meio, no meio do muro.
Se posso ou não é uma das coisas que não sei, mas prefiro assim, ficar no meio termo.
Infelizmente o Brasil é um país subdesenvolvido, com alta taxa de desemprego; as vezes o brasileiro tem tão pouco que mal da pro sustento...e como fica o lazer?


Os jogos por exemplo, chegam a custar quase 300 reais e no final não sabemos de quem é a culpa de tal preços exorbitantes, se são das empresas de games que metem a faca sem pensar duas vezes mesmo sabendo que a situação do pais é diferente da dos desenvolvidos, ou se é o governo com seus altos impostos.
No final penso que a culpa é de todos, incluindo nos consumidores, como falei o povo não tem dinheiro, mas tem gente que tem e compra coisas piratas por puro comodismo.
Se cada um cedesse um pouco, se as empresas deixassem os preços dos produtos razoáveis por aqui, se o governo abaixasse os impostos e o povo brasileiro largasse de desculpas quem sabe diminuiríamos e muito a pirataria.
Afinal quem perde também somos nós, as empresas internacionais acabam com medo do Brasil, e com razão, com a pirataria correndo solta os lucros são baixos.



Agora, admiro e muito quem é totalmente contra a pirataria e defende os produtos originais a unhas e dentes.
Afinal nada mais prazeroso do que jogar, ouvir musica e ter seus produtos de grife totalmente originais; vem tudo na capinha, alguns com algo extra, o acabamento perfeito; enfim, você sabe que esta comprando algo realmente confiável, algo honesto, algo que deve ter dado trabalho e custado um investimento de milhões para ser produzido.
Admiro mesmo esse povo, que só compra coisas originais; o chato é quando alguém compra uma bolsa, ou tênis original, ou compra todos os seus cds de jogos originais e vem falar que é contra a pirataria quando na verdade baixa em torno de dez músicas por dia... .

Então vamos parar de hipocrisia minha gente, sejam contra a pirataria, mais se forem não sejam hipócritas; livros, musica, séries, filmes, jogos, programas, tudo isso baixado da internet é pirataria; tênis, bolsas e calcas de grifes famosas compradas na "feirinha" também é pirataria; agora não venha me dizer que é contra se no final  sai rodando por ai com seu nike paraguaio.

Entendem o por que não sou contra nem a favor? Quando posso compro sim algum jogo original, algum cd de um artista que admiro, alguma roupa de grife; mais baixo jogos, baixo livros e musicas da internet... .
Espero que algum dia algumas medidas sejam tomadas e que eu tenha dinheiro pra comprar tudo original... .
Mas enquanto isso fico eu no meio do muro e sem a hipocrisia obrigada.





8 Responses to “Pirataria”

Marco Damaceno disse...

Tambem penso dessa forma. Eu procuro nao utilizar coisas piratas, mas sem fazer força nenhuma acabo comprando e usando. Inconscientemente.

ElcioFernando disse...

Babi,
na verdade os problemas são variados: temos um problema de ordem econômica - nossa renda percapta é mto baixa pois o país ainda produz mto pouco, comparando-se ao tamanho e quantidade de pessoas. Temos um problema de ordem educacional, onde mtas pessoas sequer sabem o que é pirataria e que estão infringindo leis. Temos problema moral e ético, pois mtos sabem que estão infringindo, mas pensam individualmente. Tem o problema criminal, pois a pirataria é sustentado por crime organizado que se beneficia de tal faturamento. Tbém há o problema tributário, com a bitributação.
Abçs.

Concordo com o comentário do amigo acima Elcio .
Abraços forte

Isabel Ruiz, disse...

Também concordo com o Elcio, pirataria envolve diversas áreas, mas concordo com você também quando diz que, apesar dos prós e dos contras, muita gente continua comprando produtos piratas.
Eu não os compro, mas admito que diante da necessidade de ler um livro caro, se eu o achar na internet: baixo. Mas não vou fazer disso um comércio. Infelizmente, no Brasil, livros são caros demais e não são tratados como necessários.
Beijos
Bel

Josy Nunes disse...

Bom Dia!
Babi,
amiga, concordo com toda "problemática citada pelo amigo Elcio Fernando ele resumiu super bem as causas, efeitos e beneficiários da pirataria. Parabéns pelo post e parabéns ao Elcio pelo comentário. particularmente sou contra a pirataria principalmete por ser uma das molas financeiras do crime organizado. Eu digo não pra pirataria.
Bjos no coração e fica com Deus

Babi disse...

Então gente, ela realmente move o crime,não me entendam mal,o Marcos Damaceno entendeu a minha intenção; eu fiz o post foi pra todos refletirem; o que eu quis dizer é que dizemos não, mas mesmo assim muitos de nós ainda utiliza a pirataria e isso é hipócrita.
Obrigada pelos comentários ^^.
Abraços.

concentrado disse...

Pirataria, assunto polêmico todo sabe, mais pra mim ela não fazendo mal algum pra pessoas tenho nada contra

Will Santos disse...

Olá Babi, concordo 200% com você.

Também fico em cima do muro nessa questão, da mesma forma que SIM sustenta a criminalidade e tira o dinheiro de quem trabalha duro, também existem as questões de dinheiro curto e principalmente as taxas de impostos.

Minhas coisas digitais são bem divididas, tenho jogos originais e piratas, musicas do emule e cds, e filmes alugo, baixo e compro.

Então depende muito do momento, da importância do produto para você e da grana. Agora que pirataria é roubo não tem dúvida, não importa se é fácil, se todo mundo faz ou se é caro fazer do jeito certo.

Leave a reply

 
© 2009 Blog teste funcionando. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz | Distributed by Deluxe Templates