sábado, 19 de dezembro de 2009

Oba, tirei 20! Acerto Crítico!

E aí, galera! Como vocês estão? Mais uma vez, Haseo aqui vai torrar sua paciência com um assunto que também é um tanto polêmico, embora seja divertido. São os famosos RPGs.



Sabe aqueles jogos que seus pais dizem que são do demônio, da cria de satã, ou coisas assim, mas que você pode até gostar? Não? Então venha conosco explorar essa dungeon*... Digo... Matéria.


Os RPG's ou Role-playing Games são jogos que usam da criatividade e da originalidade dos jogadores para resolver situações difíceis, travar e vencer batalhas contra monstros enormes, ou não, ou então com a velhinha da esquina que você sonha em dar uns tapas por te encher o saco. Só não vão mesmo estapear a velhinha! Ou quem quer que seja!
Porque é isso que seus pais pensam desse jogo, assim como a maioria das pessoas do Brasil e do mundo, pelo menos as que não conhecem de verdade o jogo ou são lesados demais pra perceber que é só um jogo de faz-de-conta.


As partidas (campanhas, aventuras e vários outros nomes) podem se passar nos mais variados locais. Literalmete. Já até vi uma partida onde o mestre usou o quintal da casa dele como cenário. Mas deixando toda essa enrolação que eu fiz vocês lerem, de lado, vou dar uma explicada básica no jogo.





No mundo dos RPGs, há sempre um mestre que conta a história e impõe os desafios que os jogadores devem superar para conseguir chegar ao seu objetivo. Os personagens possuem níveis de força, atributos como ataque, defesa, força de vontade e alguns outros; tem também equipamentos como espadas e facas. Também existem várias classes, que no mundo real, chamamos de profissões. Mas no mundo do RPG, não se vence o jogo sendo padeiro, a menos que a missão assim requeira.


Então, por que diabos esse jogo causa tanta dor-de-cabeça para os pais e para os filhos que jogam? A resposta é simples. Existem pessoas que não distinguem bem a realidade da ficção. E por causa de pessoas desse tipo que jogam RPG, o jogo ganha má fama. Um exemplo disso foi de um rapaz que se suicidou saltando de uma altura de mais de 10 andares do prédio onde morava. Por que ele fez isso? Porque era um ninja. Não, sério. Ele era um ninja. Só que para o azar dele e para o pesar da sua família, era só no jogo. Infelizmente ele achou que podia mesmo saltar de uns 10 metros sem se machucar.


Jogos fantasiosos que são tachados como satânicos por causa de pessoas desequilibradas psicologicamente, pedindo perdão às famílias que perderam entes queridos "por causa do jogo".

Às vezes, quando um jovem comete um ato impensado de grande fúria, como em Columbine, nos EUA, a primeira coisa que pensam é que a pessoa jogava RPG. O interessante é que esses mesmos adolescentes assistem ou assistiam a um desenho bem conhecido por nós brasileiros, Caverna do Dragão. Este desenho animado foi inspirado no primeiro RPG que já houve e que até hoje é sucesso, Dungeons & Dragons**, então por que só algumas dessas pessoas surtam realmente? Como falei antes, é por um distúrbio psicológico que causa a dificuldade do indivíduo de separar ficção de realidade.





Não é um jogo que mata seus filhos, nem seus filhos que matam porque estão possuídos pelo jogo. Parte desse comportamento está na responsabilidade dos pais numa coisa chamada educação familiar. Portanto, se seus filhos querem jogar RPG, deixem. Assistam eles jogarem um tempo, por que não? Assim, você, pai ou mãe, pode também se interessar na parte imaginativa do jogo. Afinal, quem nunca quis ser seu herói favorito? Superman? Batman? Homem-aranha? Existem adaptações desses personagens para os mais diversos sistemas de RPG.


Então, por que tanta tempestade em copo d'água? A solução é mais simples do que se imagina. Aproxime-se mais do seu filho pelo que ele gosta. Assim, pelo menos, vocês pais poderão manter o olho nas suas crianças e passar a saber PESSOALMENTE, o que é mais importante, se seus filhos podem passar a jogar sozinhos. A experiência vale a pena. E por falar em experiência, acho que passei de nível!


Por hoje é só, gente. Essa é minha opinião expressa, com explicação e tudo do que eu e mais algumas milhares de pessoas acham que venha a ser o problema entre o jogo e o mal olhado que botam pra cima dele. Em caso disso ocorrer, o cara da loja de equipamentos vende talismãs por 500G... xD


Encerrando por aqui, deixo vocês à vontade pra comentar. E desculpem pelo post enorme... Às vezes me empolgo. ^^">


Fui!


-----------------------------------


* Dungeon = Masmorra, calabouço, caverna onde ocorre a maioria dos jogos de RPG clássicos
** Dungeons & Dragons = Masmorras & Dragões, na tradução mais literal




17 Responses to “Oba, tirei 20! Acerto Crítico!”

Babi disse...

Haseo, concordo totalmente, acho esse preconceito contra RPGs de mesa um tanto bobo, afinal um indivíduo que mistura a fantasia com a realidade poderia fazer isso até lendo gibi, ou jogando um jogo normal de console.
Ótimo post querido!
;**

tomiechan U disse...

bem, de um modo ou outro, os pais sempre procurarão alguém para culpar pela negligência dele... seja os rpgs, animes, comics, video-game ou qualquer coisa... des de que a culpa não caia sobre eles

Carol disse...

Matéria maravilhosa. Desmitificando os RPG's. Os RPG são coisas maravilhosas, deviam estar mais presentes na cultura geral. =)

Anonymous disse...

VOCE É DUENTE...
QUEM JOGA ESSA MERDA NUNCA PEGO MULHER NA VIDA.
BANDO DE OTARIO

MarVin disse...

Se eh coisa de otario?? pq vc se deu ao trabalho de postar num topico de otario??
Rpg eh legal sim, eu mesmo achava um jogo idiota, um dia quando um amigo me apresentou aos jogo de rpg eu pensei q put* jogo tosco como alguem pode jogar isso?? mas com o tempo vc ve que o jogo eh muito mais legal do que se imagina, e principalmente as amizades que tu faz nos mmorpg, eu mesmo tenho uma galera que todo ano se reune em floripa na casa de um camarada que jogava pra curtir o fim de ano.

Anonymous disse...

Eu sinto mó falta de jogar RPG..
E quem pensa que é coisa de nerd sem vida social, se engana.. nunca deixei de sair e tocar o terror na vida noturna, mas sempre arrumava tempo pra jogar RPG.. hoje formado, noivo, e trabalhando pacas tá mais difícil.. e todos as pessoas que conheço que jogam ou jogavam são pessoas cultas e inteligentes.. bem diferentes de babacas burros que não conhecem o jogo e criticam quem joga..

tassio disse...

Muito boa a postagem. Esclarecedora.

Anonymous disse...

E li todo o texto e me pareceu, pelo que diz, que o RPG é mesmo perigoso.
Não que eu o ache perigoso. É mais uma brincadeira. Todo o seu apelo e polêmica vem do fato de ser um jogo de nicho. E como tudo que é (cansei. Não vou continuar o comentário).

Carlos: disse...

Eu gosto de Rpg e muito engraçado!!

Anonymous disse...

É um jogo recheado de preconceitos por parte da sociedade. Eu, pessoalmente, nunca tive problemas com isso, pois meu pai, RPGista Old-School SEMPRE me pra jogar com ele. Atualmente ele mestra uma mesa pra alguns amigos meus. Meu pai me ensinou a jogar, me apoiou qdo eu comecei a mestrar, putz, foi sempre tudo de bom! Lá em casa eu ouvia as histórias do grupo de RPG da minha mãe antes de dormir, jogavam RPG comigo NO COLO (Tentando comer os dados, provavelmente) qdo eu tinha SEMANAS de idade, haha, e eu nunca matei ninguem. Nunca cometi atrocidades assim, e coisas do gênero.

Agora, quem é mais idiota? Alguem que joga RPG ou alguem que vem pra um fórum postar isso só pra aumentar a própia auto-estima?

Anonymous disse...

500g num talismã? Aonde?

Numa aventura onde eu derrotei um chefe Orc e só ganhei 25g. E o talismã não dava quase nada de bom. xD

Anonymous disse...

Meu sonho é ter um cabelo igual ao do Cloud do final fantasy

Anonymous disse...

Elfo disse...

Sinceramente,nunca tive problemas jogando RPG...fiz muitas amizades,tanto de jogadores quanto de pessoas q apenas queriam saber mais sobre...
RPG é otimo para desenvolver a mente,o raciocinio lógico...

Bom post

gadarf disse...

Sei la, eu gosto de "Vampiro: A Máscara", é um jogo de doido mas só um esquizofrênico sairia por ai mordendo o pescoço de alguém.

MH Barbosa disse...

Eu queria perguntar assim para as pessoas que dizem que os suicídios e/ou homicícdios são causados por RPG: Quantas pessoas que estão na prisão (ou não) que já cometeram homicídios jogam RPG?
É, se um maluco joga RPG, fazer o que né, pode acontecer. Mas tem muito mais que bebem e matam pessoas no trânsito, mais alguns que brigam e quase se matam (ou até se matam) por causa de futebol e por muitas ourtas coisas de menor importância...
É RPG é mesmo um perigo!!!

Dhoas disse...

Excelente cara!Jogo diversos tipos de RPG e não somente isso,as pessoas que eu conheço sao muito inteligentes e possuem mente aberta,são bem sucedidas e estão longe do esteriotipo nerd que os brasileiros acham que conhecem.enfim,esta otimo seu artigo.

Leave a reply

 
© 2009 Blog teste funcionando. All Rights Reserved | Powered by Blogger
Design by psdvibe | Bloggerized By LawnyDesignz | Distributed by Deluxe Templates